Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

O CONSÓRCIO

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe foi fundado em 14 de outubro de 2011, com base na Lei Federal nº 11.107/2005, após um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial envolvendo inicialmente 14 municípios do Território Bacia do Jacuípe, localizado no semiárido baiano. Atualmente o Consórcio possui 16 municípios consorciados, sendo eles: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Serrolândia, Várzea do Poço e Várzea da Roça.


O Consórcio é uma associação de direito público que tem como objetivo a realização de serviços públicos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, projetos de apoio à agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, entre outras.


Dentre as ações executadas estão projetos importantes, como:
- 2ª Água;
- Regularização Fundiária;
- SIM/SUASA;
- Festival de Música e Cultura Popular Cantos do Jacuípe;
- Copa Jacuípe de Futebol Masculino Sub 17;
- Infraestrutura;


CONTEXTUALIZAÇÃO TERRITORIAL

O Território Bacia do Jacuípe, situado no semiárido baiano, foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) como território de identidade sociocultural, por sua proximidade geográfica e semelhanças geofísicas, culturais e econômicas.


Uma grande parte da população do Território é rural e vive no campo, tendo como atividades principais a agropecuária com a criação e comercialização de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves e a agricultura com a produção de grãos (milho, feijão), frutas, hortaliças e leguminosas.


Dentre os setores produtivos do Território também existem indústrias no ramo calçadista e confecção de artefatos de couro que movimentam a economia da região.


De modo geral, os municípios possuem áreas territoriais relativamente pequenas, sendo Ipirá o maior município do Território com uma área de 3.105,28 km² e Várzea do Poço o menor município com 206,478 km².

PRESIDENTE

SECRETÁRIO EXECUTIVO

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação