Técnicas do GAC visitam os municípios de Ipirá e Baixa Grande

Publicada dia 07 de novembro 2018

Ontem (terça-feira, 06), as técnicas do GAC, Camila Oliveira e Jandira Souza, visitaram os municípios de Ipirá e Baixa Grande onde se reuniram com os seus respectivos representantes para discutirem sobre o Programa Gestão Ambiental Compartilhada.

Pela manhã a visita aconteceu na Secretaria de Agricultura do município de Ipirá com a presença do Secretário da pasta, o Sr. Eraldo Oliveira. Já na parte da tarde, a visita foi realizada na Prefeitura Municipal de Baixa Grande e a reunião contou com a participação do Prefeito, o Sr. Heraldo Miranda; do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o Sr. Amaral Oliveira; e do Chefe de Gabinete, o Sr. Aberlan Costa.

Dentre os assuntos da pauta das reuniões, foram discutidas questões como: situação ambiental do município, dificuldades e necessidades na área de gestão ambiental, leis ambientais, regulamentações, processo de fiscalização, encargos que podem ser cobrados pelo município, entre outros pontos.

Segundo as técnicas, as visitas são de fundamental importância para conhecer e diagnosticar a real situação dos municípios em relação à gestão ambiental, só a partir desse diálogo é que as atividades de licenciamento e fiscalização poderão ser executadas.

O Programa Gestão Ambiental Compartilhada – GAC, é fruto do convênio entre o Consórcio Jacuípe e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cujo intuito é promover o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios consorciados.