Consórcio Jacuípe participa de encontro com comitiva internacional

Postado em 09/11/2017
Consórcio Jacuípe participa de encontro com comitiva internacional

A Coordenadora de Projetos do Consórcio, Leia Ribeiro, participou durante todo o dia desta quinta-feira (09) de um encontro com a comitiva internacional do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) – que aconteceu no auditório do Sicoob, em Pintadas.

A abertura foi realizada pelo Presidente do CODETER, Hélio Alves, onde explanou sobre o Colegiado e seu papel no Território. Em seguida, a coordenadora do Consórcio, Leia Ribeiro, apresentou os projetos e ações desenvolvidas pela Instituição nos 16 (dezesseis) municípios consorciados. Na oportunidade, a comitiva pôde conhecer produtos da agricultura familiar a exemplo do licuri e do mel.

O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado, como CAR, SDR e Seplan, além de vereadores, cooperativas e agricultores. Este evento faz parte da Convenção Preparatória para o 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial que acontecerá em novembro de 2018, na Colômbia.

“A experiência foi muito boa, especialmente do ponto de vista do IICA, pois proporcionou aos visitantes colombianos a oportunidade de conhecer uma realidade em um Território rural da Bahia, desde o funcionamento do Colegiado Territorial, do Consórcio Público, como um empreendimento resultado desse investimento feito pelo processo de decisão no colegiado e participação das cooperativas. Então, para o desafio da Colômbia hoje, que é fazer desenvolvimento territorial num processo de paz, isso aqui leva algumas lições muito importantes para a realidade deles”, enfatizou o representante do IICA na Colômbia, Humberto Oliveira.

O IICA é um organismo internacional especializado em agricultura e bem estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), que tem como principal objetivo a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.

O encontro foi finalizado com uma visita às instalações da indústria de carnes, FRIGBAHIA, uma cooperativa que abate e comercializa ovinos e caprinos em todo o Estado.