Notícia

Capacitação GAPA é realizada nas cidades beneficiadas pelo Projeto 2ª Água

Postado em 04/10/2017
Capacitação GAPA é realizada nas cidades beneficiadas pelo Projeto 2ª Água

Na manhã de hoje (quarta-feira, 04) foi realizada a capacitação GAPA (Gestão de Água para Produção de Alimentos) com beneficiários do Projeto 2ª Água que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capela do Alto Alegre e contou com a participação do Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, representantes da Fatres e da Secretaria Municipal de Agricultura.

A capacitação é uma etapa importante do projeto, pois os participantes aprendem a fazer o manuseio correto do uso das tecnologias (cisterna calçadão ou barreiro trincheira) para uma maior vida útil do bem adquirido. Várias questões foram abordadas, como: local adequado para escavação, material utilizado para construção das cisternas e cercagem dos barreiros, etapas do processo de construção com pedreiros qualificados, assentamento da placa de identificação e entrega da tecnologia para o beneficiário.

Segundo Silvaney, é através da capacitação que os beneficiários se conscientizam da importância das tecnologias e enxergam uma nova possibilidade de produção e consumo de alimentos, podendo esses até ser comercializados e gerando uma renda extra.

Lembrando que essa capacitação já foi realizada nos municípios de Baixa Grande, Ipirá, Mairi e Várzea do Poço. Semana que vem a capacitação acontecerá em Pintadas e Quixabeira, contemplando essa etapa de capacitações do referido projeto.