Notícia

Capacitação do Projeto 2ª Água está sendo realizada no Território

Postado em 20/09/2017
Capacitação do Projeto 2ª Água está sendo realizada no Território

Mais uma etapa do Projeto 2ª Água está sendo realizada e dentro de sua metodologia estão às capacitações que ensinam e orientam os agricultores no manejo e utilização das tecnologias e kits produtivos.

Esta semana a capacitação foi realizada nos municípios de Várzea do Poço e Pintadas, onde os técnicos da FATRES, entidade executora do projeto, aplicaram o SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para a Produção) que é a preparação para recebimento dos kits produtivos, nos quais são divididos em cadeias produtivas, como: avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura e horticultura.

Segundo o engenheiro agrônomo e instrutor da capacitação, Elton Sampaio, esta é uma etapa muito importante, pois os agricultores foram capacitados na produção agroecológica em hortaliças, produção de avicultura, de ovinos e caprinos, além de noções básicas na criação de abelhas. Ele acrescentou “eles aprenderam a utilização eficiente do uso da água através de irrigações, do sistema adensado de palma forrageira, adubações, preparo de ração alternativa para alimentar o rebanho e a criação de aves visando diminuir custo de produção e melhorar a qualidade do produto final”.

O Projeto 2ª Água está sendo executado desde 2014 no Território Bacia do Jacuípe através do Consórcio Jacuípe em parceria com a FATRES. Este é um projeto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e beneficia agricultores familiares de 7 (sete) municípios, sendo eles Pintadas, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea do Poço e Quixabeira.