Secretário Executivo participa de Oficina Territorial de Agricultura Familiar em Riachão

Publicada dia 08 de junho 2017

Durante todo o dia da última terça-feira (06), o Secretário Executivo do Consórcio, Silvaney Araújo, participou de uma Oficina Territorial sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) da Bacia do Jacuípe.

O evento que aconteceu no Centro de Capacitação do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão do Jacuípe contou com a participação do prefeito do município, Zé Filho, gestores municipais, técnicos agrícolas, técnicos do MOC, da Bahiater, representantes do Sindicato, do Senar, nutricionistas e agricultores (as) familiares do Território.

Na parte da manhã, uma palestra foi mediada pela Coordenadora de Mercados Institucionais da SUAF, Sandra Léa, que explicou o que é e como funciona o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Lei 11.947/2009 que rege o plano, orçamento, mapeamento da produção, chamada pública, elaboração de projeto de venda, limite de venda entre outros pontos. Já na parte da tarde, Fernando Pimenta, representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, palestrou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos cujo objetivo é colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

“Esse é um momento importante de discussão sobre os alimentos adquiridos pelos municípios destinados à merenda escolar, porque hoje é um déficit altíssimo que temos em relação à compra desses alimentos. Temos um potencial gigantesco de compra e não estamos conseguindo cumprir com essa cota de 30% dos alimentos serem da agricultura familiar, então, temos um desafio para superar e o Consórcio Jacuípe está para ajudar no que for possível”, declarou Silvaney, Secretário Executivo do Consórcio.

Na oportunidade, foram expostos e comercializados produtos como beiju, cocada, doce de leite, temperos dentre outros produzidos por agricultoras familiares do Território.