Notícia

Mais uma etapa do projeto 2ª Água tem início no Território

Postado em 25/05/2017
Mais uma etapa do projeto 2ª Água tem início no Território

Esta nova etapa do projeto 2ª Água vai beneficiar 245 famílias com a construção das tecnologias, sendo 20 barreiros e 15 cisternas calçadão para cada um dos 7 municípios do Território que são contemplados pelo projeto, sendo eles: Pintadas, Mairi, Baixa Grande, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Quixabeira e Várzea do Poço.

Além das tecnologias as famílias receberão os kits produtivos, como apicultura, aviário, aprisco, bombeamento, caprinos, ovinos e hortaliças. Todos os 245 beneficiários já foram capacitados pelo GAPA (Gestão da Água para a Produção de Alimentos), participaram de intercâmbio e já definiram juntamente com seus técnicos seus kits produtivos.

Esta semana foi iniciada a construção da tecnologia do Sr. Messias Mendes, morador da comunidade de Caçadinho, município de Pintadas, que nitidamente demonstrou sua alegria com o início da obra. “Não vejo a hora dessa cisterna ficar pronta. Quero plantar de tudo um pouquinho, de início será para nosso próprio consumo, mais pra frente podemos pensar em vender o que sobrar”, declarou esperançoso o Sr. Messias.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, Elton Sampaio, já foram escavados 20 barreiros no município de Mairi e 04 em Baixa Grande, e logo serão iniciados em Ipirá e Pintadas. Ele acrescentou “esta etapa do projeto beneficiará 245 famílias sendo 140 barreiros trincheira e 105 cisternas calçadão. Com ele as famílias poderão produzir alimentos para o consumo e o excedente da produção poderá ser comercializado agregando renda e alimentos saudáveis para beneficiários e consumidores”.