Consórcio Jacuípe e CAR visitam agroindústrias no Território

Publicada dia 20 de abril 2017

A equipe do Consórcio Jacuípe, acompanhada pelo Coordenador de Agroindústrias da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Wanderley Gomes, visitaram algumas agroindústrias do Território nesta quarta (19) e quinta-feira (20). O objetivo das visitas é identificar as agroindústrias ativas para implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e inativas para devida regularização e funcionamento.

Dia 19, pela manhã, a visita foi realizada na cidade de Mairi, acompanhada pelo Secretário de Agricultura do Município, Gileno Sena, onde se pôde conhecer uma agroindústria de mandioca, uma casa de farinha na Comunidade de Angico e uma fábrica de ração. Na parte da tarde, a visita aconteceu em Várzea do Poço, na qual foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura, Valter João (Careca), e do veterinário, Dante Lima, e pôde conhecer uma agroindústria de beneficiamento de derivados da mandioca, uma casa de farinha na Comunidade de Laginha 1, um fabrico na Comunidade de Laginha 2 e uma agroindústria de frutas na Sede, onde se produz polpa de frutas diversas para comercialização.

Já no município de Várzea da Roça, que foi visitado nesta quinta-feira (20), juntamente com o Secretário de Agricultura, Antônio Figueiredo, foi possível se conhecer uma agroindústria de mandioca e outra de frutas.

De acordo com Wanderley Gomes, a CAR tem intensificado o trabalho junto as agroindústrias familiares de pequeno porta em todo o Estado com objetivo de potencializar as pequenas economias dos municípios através do beneficiamento da produção local. Para ele “essas visitas são de extrema importância para a integração das ações do Estado com os Consórcios e os municípios consorciados com foco no apoio às nossas agroindústrias familiares”.

“Estamos passando por um momento primordial de reestruturação e formalização das pequenas agroindústrias do Território e o objetivo do Consórcio é regularizar esses empreendimentos e ver os produtos sendo produzidos e comercializados com o Selo SIM. Então, atividades como essas tem um valor significativo, pois através delas pudemos conhecer a realidade e o ramo de atividade de cada município”, ponderou o Secretário Executivo do Consórcio, Silvaney Araújo.

Segundo Washington Nóbrega, veterinário e coordenador do SIM do Consórcio, essas visitas são importantes para se conhecer a situação do empreendimento e a partir daí estes se adequarem às exigências legais para receberem o SIM.

O SIM é o Serviço de Inspeção Municipal, um projeto do Consórcio que visa a regularização dos pequenos estabelecimentos agroindustriais e adoção de medidas necessárias que garantam inspeções e fiscalizações dos produtos de origem animal e vegetal do Território.