Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

NOTÍCIA

Consórcio Jacuípe realiza capacitação do Projeto 2ª Água no município de Pintadas

Publicada dia 05 de abril 2017

Começou hoje (quarta-feira, 05), a capacitação de Gestão da Água para a Produção de Alimentos – GAPA, que tem como objetivo conscientizar os beneficiários das etapas de construção das cisternas e barreiros e o manuseio correto do uso da tecnologia (cisterna calçadão ou barreiro trincheira) para uma maior vida útil do bem adquirido.

A capacitação está sendo realizada na Secretaria de Agricultura de Pintadas e conta com a participação de 35 (trinta e cinco) de agricultores das comunidades rurais do município. Hoje ainda fizeram-se presentes o prefeito João Batista; o secretário de agricultura, Jairo Oliveira; o Diretor de Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Florisvaldo Guimarães; o engenheiro agrônomo, Elton Alves Sampaio; o técnico do projeto, Mateus Lima; e o coordenador geral de projetos da Fatres, Ernesto Gomes.

Durante a capacitação foram abordadas questões como: local adequado para escavação, material utilizado para construção das cisternas e cercagem dos barreiros, etapas do processo de construção com pedreiros qualificados, assentamento da placa de identificação e entrega da tecnologia para o beneficiário.

O prefeito Batista ressaltou a importância do Projeto 2ª Água em todo Território e relatou a luta tanto dele quanto de Dr. Nei, presidente do Consórcio Jacuípe, em relação à busca de outros projetos para combater a seca. Já o secretário de agricultura, Jairo, enfatizou a parceria com o Consórcio tendo como objetivo comum conseguir benefícios para os produtores do município. Para os agricultores presentes, essa capacitação foi de grande relevância pelo fato de esclarecer as dúvidas existentes sobre o projeto.

Nessa etapa do projeto serão beneficiadas 240 famílias, sendo 140 barreiros e 100 cisternas. Essa capacitação será realizada nos 07 (sete) municípios que fazem parte do projeto, sendo eles: Pintadas, Mairi, Baixa Grande, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Quixabeira e Várzea do Poço, respectivamente nessa ordem de capacitação.

Esse projeto é executado pelo Consórcio Jacuípe em parceria com a Fatres – Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia e tem como objetivo promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas com a doação de práticas focadas no ambiente natural.




NOSSAS AÇÕES

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação