Consórcio Jacuípe participa de Simpósio da FECBahia

Publicada dia 31 de março 2017

Nesta sexta-feira (31), o presidente do Consócio Jacuípe, Dr. Nei, o secretário executivo, Silvaney Araújo e toda equipe técnica do Consórcio Jacuípe participaram do II Integra Bahia –Simpósio da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia). O evento teve como objetivo apresentar para o público as ações que os consórcios vêm desenvolvendo nos territórios filiados a FECBahia.

O evento aconteceu no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e reuniu representantes de consórcios públicos de todas as regiões do Estado da Bahia e representações políticas do Estado.

Dr. Nei que durante o Simpósio foi eleito o tesoureiro da FECBahia, afirmou a importância de estabelecer o diálogo com os demais consórcios e saber as ações que estão desenvolvendo. "Hoje, o governo estadual precisa dos consórcios intermunicipais para realizar as ações. Somos parte integrante desse processo. Simpósio como este servem para alinharmos as ações e juntos traçarmos novas metas e vermos o que podemos melhorar. Por isso a importância da participação de todos", enfatizou Dr. Nei.

O Simpósio ainda contou a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, que fez parte da mesa de abertura. Gerônimo elogiou a entidade pelo serviço prestado e reforçou o que a importância dos gestores terem compromissos com suas missões. Ele reforçou "quero prestar aqui todo reconhecimento e todo esforço que a FECBahia vem desenvolvendo. Estamos num momento que exige da gente, devido à crise econômica, devido à crise política institucional, dizer que é uma exigência nossa enquanto gestor municipal ou estadual da responsabilidade com a gestão pública. Precisamos qualificar as prefeituras".

Geraldo Rios, que também fez parte da mesa de abertura destacou a importância de se quebrar um antigo paradigma que a crise hídrica não é um entrave para o desenvolvimento. "A questão ambiental ela não pode ser um adversário do desenvolvimento econômico. A questão ambiental, por uma lado ela não pode ser vista como um entrave, como um obstáculo a ser superado pelos agentes econômicos, mas dimensão ambiental, ela tem que ser incorporada como algo essencial nas estratégias de negócio dos agentes econômicos e é nesse sentido que nós temos dialogado", disse o Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis.

O Vice-governador e também Secretário do Planejamento, João Leão, apresentou um vídeo dos avanços que a Bahia teve nos últimos anos com os governos Wagner e Rui. E do sonho em retomar o projeto da construção da ponte que ligará Salvador a Ilha de Itaparica e um pacote de ações que inseridas no programa Agenda Territorial (AG – TER).

O secretário executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, já vislumbra captar novas ações que foram apresentadas que o Consórcio Jacuípe ainda não executa. "Muitas ações que foram apresentadas no Simpósio já executamos, as que ainda não abraçamos já pegamos notas, algumas informações das mesmas, para buscarmos trazer para nosso território, como também vários secretários chegaram a mim para tomar informações sobre algumas das nossas ações. É um espaço de muitas experiências, mas também de trocas", disse Silvaney.

Paralelo ao Simpósio, ainda aconteceu a eleição da nova diretoria da FECBahia, tornando Dival Pinheiro o novo presidente e Dr. Nei o novo tesoureiro, dentre outros eleitos.

O simpósio ainda contou com a mesa redonda com Tânia Fischer que tratou da parceria UFBA/Governo do Estado; Zenildo Brandão – Perspectiva Estado/Consórcio e teve como mediador o secretário executivo da FECBahia, José Silva. Além da mesa redonda com Jerônimo Rodrigues, secretário da SDR, mediada por Osni Cardoso.