Notícia

Consórcio e secretários se reúnem para discutir a recuperação das estradas vicinais do Território

Postado em 23/03/2017

Na tarde desta quinta-feira (23.03) o Consórcio Jacuípe, representado pelo Secretário Executivo, Silvaney Araújo, se reuniu com os secretários de agricultura e os secretários de Infraestrutura, Obras e Transportes dos 16 municípios consorciados para discutir a viabilização e recuperação das estradas vicinais do Território.

A reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores de Pintadas contou com a participação do Coordenador de Vicinais da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Creomar Baptista, e do Consultor do Banco Mundial, Homero Saes. Em sua apresentação Creomar explanou sobre o PREMAR 2 (2º Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias), cujo financiamento é através do Banco Mundial, BEI e Estado da Bahia, sendo executado pela SEINFRA. Ele ainda falou sobre os critérios para seleção dos municípios e da distribuição dos recursos, os consórcios selecionados a participar do programa, as principais obras incluídas no programa, o roteiro para execução das rodovias e a importância da consulta pública. Já Homero ressaltou a representação e a política do Banco Mundial sobre a consulta pública, o operacional de investimento do Banco frisando a importância da política de gênero, com a representação das mulheres, e das comunidades tradicionais.

O Secretário Executivo do Consórcio em sua fala reafirmou o compromisso do Consórcio para com os municípios consorciados e acrescentou que esse é um momento importante, pois surge uma possibilidade de investimento estrutural nas estradas vicinais do Território possibilitando melhorias de vida para o homem do campo.

“Na reunião nós abordamos alguns aspectos do projeto de vicinais do PREMAR 2, discutimos a maneira de realização das consultas públicas que serão realizadas para escolha e priorização das vicinais e ao mesmo tempo informações adicionais sobre alguns aspectos do programa aos participantes e acredito que os resultados foram bastante positivos”, declarou Creomar.

Ao final da reunião os presentes esclareceram suas dúvidas e fizeram colocações a respeito do assunto, em seguida, foi elaborada uma planilha com a relação dos municípios onde serão realizadas consultas públicas durante os meses de abril e maio do corrente ano.