Reunião discute planejamento do Projeto 2ª Água nesta quinta-feira

Postado em 23/03/2017
Reunião discute planejamento do Projeto 2ª Água nesta quinta-feira

Aconteceu na manhã de hoje (quinta-feira, 23.03), na sede do Consórcio Jacuípe em Pintadas, uma reunião cuja pauta foi o planejamento do Projeto 2ª Água para o ano de 2017.

Foram discutidas questões como a metodologia do projeto, quantidade de famílias beneficiadas por município consorciado, kits produtivos, material e mão-de-obra para execução de projeto e parceria com as prefeituras para viabilização do processo.

O engenheiro agrônomo do projeto, Elton Alves Sampaio, explanou a situação atual do projeto com dados de execução e do que falta executar em cada município levando em consideração o recurso disponibilizado pelo convênio, sobre a construção de cisterna calçadão, barreiro trincheira, barragem subterrânea, kits produtivos e qualidade dos kits.

Participaram da reunião os secretários de agricultura das cidades de Quixabeira, Pintadas, Mairi, Ipirá e Baixa Grande, além do prefeito de Quixabeira, Reginaldo Sampaio; do Diretor de Agropecuária da Secretaria de Agricultura de Pintadas, Florisvaldo Guimarães; do Secretário Executivo, Silvaney Araújo; do engenheiro agrônomo, Elton Alves Sampaio; e do técnico do projeto, Mateus Lima.

“É muito importante esse diálogo com os municípios comtemplados com o Projeto 2ª Água, principalmente, nessa fase de planejamento, pois com isso podemos entender as necessidades e condições dos municípios e buscar atendê-los da melhor forma possível. Foi uma reunião muito produtiva, na qual já saímos com os encaminhamentos deste ano definidos de cada município”, declarou o Secretário Executivo, Silvaney Araújo.

O Projeto 2ª Água tem como objetivo promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agroecossistemas com a doação de práticas focadas no ambiente natural. O 2ª Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares.

No Território do Jacuípe são 07 (sete) municípios beneficiados pelo projeto, sendo eles: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Pintadas, Quixabeira e Várzea do Poço.