Notícia

Secretário Executivo participa de Seminário sobre Educação do Campo em Feira de Santana

Postado em 22/03/2017
Secretário Executivo participa de Seminário sobre Educação do Campo em Feira de Santana

O Secretário Executivo do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, participou do Seminário sobre políticas públicas de Educação do Campo realizado em Feira de Santana durante esta quarta-feira (22.03), promovido pelo MOC (Movimento de Organização Comunitária).

O objetivo do Seminário foi de sensibilizar e capacitar gestores e coordenadores municipais da educação do campo para a busca dos direitos à Educação do Campo Contextualizada.

Durante o evento houve uma mesa de debate com a Profª. Drª Maria do Socorro Silva da Universidade Federal de Campina Grande, pelo Diretor do MOC, Jorge Nei e pelo Coordenador da ASA, Naidison Batista. Na qual foram discutidos e apresentados os resultados de uma pesquisa científica sobre os impactos da metodologia do Projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo), nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças no Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.

Na oportunidade, foi lançado o livro “Sementes de Educação Contextualizada” sob a organização da Profª. Drª Maria do Socorro Silva, que foi distribuído aos presentes e autografado pela autora.

Para Silvaney, o evento foi muito positivo, pois contou com a participação dos três territórios, Jacuípe, Sisal e Portal, onde foi possível sentir de como está a temperatura da educação no campo verificada através da presença de todos os gestores de educação desses territórios. Ele acrescentou “deu para observar que a educação contextualizada nos municípios do nosso Território vem se fortalecendo e o Consórcio por entender da importância da educação como base de desenvolvimento de qualquer atividade vem apoiando e deixando as portas abertas para que essa metodologia de educação possa estar em todos os municípios do Território Jacuípe”.