Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Pintadas

Cidade de Pintadas

Gentílico: pintadense

População (IBGE/2010): 10.342

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 6.122,43

Área Territorial: 647,144 km²

Prefeito: Valcyr Almeida Rios (PT)

Vice-Prefeito: Raimundo Pedreira Almeida

Site: http://www.pintadas.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Pintadas

Histórico

A origem do nome do município tem muitas versões, o fato é que todas elas apontam que o nome “Pintadas” é devido ao hábito do primeiro morador do lugar, o Sr. Manoel Gonçalves de Almeida, gostar de criar vacas pintadas. Por esse motivo, o lugar ficou conhecido como “Fazenda das Pintadas”.

Com o passar dos anos tornou-se vila e tempos mais tarde povoado, onde várias famílias foram atraídas e todos se empenharam para o seu crescimento. Em 31 de setembro de 1937, pela Lei Estadual nº 1.205, foi criado o Distrito de Pintadas, ocorrendo sua instalação a 11 de janeiro de 1939, ficando Pintadas como o segundo distrito de Ipirá.

A luta pela emancipação política foi concretizada dia 09 de maio de 1985, através da Lei Estadual nº 4.450 que determinou a criação do município de Pintadas, desmembrando-se de Ipirá.

Localização e Geografia

Localizado no semiárido baiano, Pintadas é um dos municípios do Território Bacia do Jacuípe e faz limite com Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Baixa Grande e Mairi. A cidade fica situada a 272 km da capital, Salvador.

Principais Atividades Econômicas

Pintadas caracteriza-se por ser um município de perfil econômico, primordialmente voltado para a agropecuária, sendo que na pecuária se destaca a bovinocultura e a ovinocultura como as atividades mais importantes. Grande parte da população vive da criação de animais e da agricultura de subsistência.

Manifestações Populares e Culturais

Dentre as diversas manifestações culturais do município destacam-se eventos como: Aniversário da Cidade, Semana Cultural, Festival Regional de Sambadores, São Pedro, Arraiá das Comunidades, Cavalgada, Jegada, Expojacuípe, Motocross, Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição e Réveillon.

Vale destacar a realização da Semana de Cultura e do Festival Regional de Sambadores. A Semana Cultural faz parte do calendário cultural do município e da região pela intensidade de atores que se envolvem, direta ou indiretamente, na comunidade local e em diversos municípios do Estado. O evento é realizado pela Companhia de Arte Cênica Rheluz em parceira com a Prefeitura Municipal e Rede Pintadas, sempre na primeira semana de maio. Durante os nove dias de evento são desenvolvidas diversas atividades a exemplo de Mostras de Vídeo e Teatro, Recital Poético, Espaço Artista no Palco, Oficinas, Feira e Exposição de Arte, Feira de Economia Solidária, Festival de Música Regional e Encontro da Música Regional, além do Fórum Cultural Regional e do Festival Regional de Sambadores. Este último, tem sido uma das mais importantes ações de fortalecimento da cultura popular no Território, se tornando um grande referencial para todos os grupos e sambadores da própria comunidade que tem legitimado a cada ano a sua importância enquanto potencial espaço de promoção do Samba Rural.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

  • Baixa Grande

    Capela do Alto Alegre

    Capim Grosso

    Gavião

    Ipirá

  • Mairi

    Nova Fátima

    Pé de Serra

    Pintadas

    Quixabeira

  • Riachão do Jacuípe

    São José do Jacuípe

    Serra Preta

    Serrolândia

    Várzea do Poço

  • São José do Jacuípe

    Serra Preta

    Serrolândia

    Várzea do Poço

    Várzea da Roça

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação