Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Nova Fátima

Cidade de Nova Fátima

Gentílico: fatimense

População (IBGE/2010): 7.602

PIB Per Capita: (IBGE/2014): 7.055,56

Área Territorial: 346,785 km²

Prefeito: José Adriano Santos Pereira (PP)

Vice-Prefeito: Matheus de Oliveira Cunha

Site: www.novafatima.ba.gov.br/

Facebook: Clique aqui para acessar o facebook de Nova Fátima

Histórico

As primeiras casas foram construídas em meados dos anos de 1940, no qual a família Guimarães tinha duas fazendas no local, a “Urubuzinho” e a “Jardim das Flores”. Em 1956, o local passou a se chamar Vila de Fátima. Devido ao seu crescimento, a vila foi emancipada em 13 de junho de 1989 se tornando município de Nova Fátima, cujo nome é em homenagem a Santa Nossa Senhora de Fátima, padroeira da cidade.

Localização e Geografia

O município de Nova Fátima fica as margens de uma das maiores rodovias do Brasil, a BR 324, que faz a ligação Salvador/Jacobina. A cidade fica a 110 km de Feira de Santana e 220 km de Salvador.

Localizada no semiárido baiano onde as chuvas são irregulares, concentradas no verão, possui uma média pluviométrica de 500 mm a 800 mm.

Principais Atividades Econômicas

A economia gira em torno da produção do sisal, sendo uma das maiores produtoras de sisal da Bacia do Jacuípe. Também se destaca a criação de caprinos, ovinos e bovinos para o corte e produção leiteira. A cidade realiza aos domingos uma feira livre onde os comerciantes vendem os seus produtos como frutas, carnes, roupas, utensílios etc. Nos últimos anos, a cidade vem crescendo no número de casas e pequenos prédios.

Manifestações Populares e Culturais

Dentre as diversas manifestações culturais do município de Nova Fátima destacam-se o Samba de Reis, a Lavagem do Bar Casa Velha, Comemoração do Dia do Trabalhador, Festa de Padroeira de Nossa Senhora de Fátima (realizada de 01 a 13 de maio), Festa de Aniversário da Cidade e São João Antecipado (realizado no início do mês de junho), e Festa de Vaqueiros e Fazendeiros.

Culinária

Os pratos e receitas de Nova Fátima são diversificados, como no resto da Bahia, a exemplo do acarajé, do vatapá, da carne de sol, do churrasco, do beiju entre outros.

MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

CONTATOS

Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe

Praça Nove de Maio, 664A, Bairro Novo Horizonte, 44695-000 – Capim Grosso – BA

(74) 3651-2064

cdsjacuipe@yahoo.com.br

Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Nobili - Desenvolvimento Web & Comunicação